Foi no sufoco, foi sofrido, mas o Tricolor conseguiu mais três pontos no Brasileiro da série C.A vitória teve um gostinho ainda mais especial, pois o Leão conseguiu quebrar um indigesto tabu contra a equipe do Luverdense. Agora o Tricolor é líder do grupo A, com 30 pontos, e vai jogar próxima rodada fora de casa diante da representação do Cuiabá, no domingo, às 19h.
O Fortaleza começou nervoso, meio desarrumado. Antes dos 25 minutos do primeiro tempo, Esley e Assisinho, tomaram cartões amarelos, o que fez o artilheiro do campeonato ficar de fora do próximo jogo do Leão. Mas o pior estava por vir, aos 36 minutos do primeiro tempo, Tozin fez, Luverdense 1 x 0.
A tensão tomou conta no PV. Se perdesse, o Leão poderia terminar a rodada fora do G4 e pior, perto da zona de rebaixamento. E assim terminou o primeiro tempo no PV.
O OUTRO JOGO
![]() |
Foto: Kid Júnior |
O Fortaleza começou o segundo tempo com tudo, indo pra cima. Parecia outro time, outro jogo. A torcida começou a gritar e a empurrar os jogadores, até que aos 15 minutos, Assisinho, meio que elasticamente, empatou o jogo no PV. Depois disso, foi só pressão do Leão, até que Waldison fez o segundo, mas o bandeirinha anulou, erroneamente, o gol.
O tempo foi passando e o jogo ficando dramático para o Fortaleza que não teve outra escolha, a não ser ir pro ataque. Robert estreou bem, com chutes fortes e perigosos levou perigo a meta dos Mato-Grossenses. Até que, no apagar das luzes, aos 46 minutos do segundo tempo, Luiz Eduardo acertou um petardo de longe e contou com um desvio no zagueiro para virar o placar e fazer o PV explodir, Fortaleza 2x1, placar final e liderança do grupo A retomada.
PRÓXIMA RODADA PODE DAR CLASSIFICAÇÃO
Se não bastasse a importante vitória contra o Luverdense, no sábado, o Fortaleza foi ajudado pelos tropeços dos rivais e terminou a rodada na liderança. Com isso, o Leão pode garantir vaga na próxima fase se vencer o Cuiabá e ser beneficiado por outros jogos. Vamos aos cálculos:
O Tricolor tem 30 pontos e 18 jogos, assim como Treze e Brasilense. O CRB, com 29 pontos, completa o G4. O Santa Cruz, com 28 pontos, faz um jogo contra o fraco Rio Branco, vencendo, vai pra 31 pontos e assume a liderança do grupo deixando o Leão em segundo.
Os jogos do final de semana é que vão definir o destino do Fortaleza. Vencendo, o Leão pula pra 33 pontos em 19 jogos e vai torcer por um empate dos outros jogos. Com isso, a classificação ficaria assim:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbE3_b0EmtLxvhmFa3DnD_PomJhT3srUT5F6MV1shyphenhyphenIRnQ_kDLp4krzG5Dl1XBicrI3olBETDbNuh1ydYs87lecaxErpsC_Sxrufg0CrCZqVtD2PvnYRL5_D0sTRU5nrZGoHA56x4kirQm/s640/C%C3%A1lculos+do+Le%C3%A3o.jpg)
E, mesmo que o Leão perca o último jogo contra o Sampaio, ele não sairia do G4, pois o CRB, que ficaria com 30 pontos e se vencer na última rodada pode chegar aos 33, só tem 8 vitórias contra 10 do Fortaleza.
O Sampaio, que restariam dois jogos, um contra o Rio Branco e outro contra o próprio Fortaleza, chegaria no máximo, aos 33 pontos, mas com 9 vitórias.
Tudo pode acontecer nas últimas rodadas da série C, que promete pegar fogo.
Autor: Ednardo Castro
Twitter: @nardocastro
Equipe: @_futCearense